Ônibus Hacker e a Rio+20

Agora no nosso estúdio, ao vivo, Henrique Trevisan, passageiro do ônibus Hacker.

O que é o projeto Ônibus Hacker

O Ônibus Hacker é um laboratório sobre quatro rodas no qual hackers de toda sorte embarcam por um desejo comum: ocupar cidades brasileiras com ações políticas. Por política, entendemos toda apropriação tecnológica, toda gambiarra, todo questionamento e exercício de direitos. Por ação, entedemos a prática, o faça você mesmo uma antena de rádio, um projeto de lei, uma escola.

Nessa lógica, o download de um torrent é uma ação política tão potente quanto a construção de aplicativos a partir de dados abertos. E encontros com estes, num busão, contam com o aditivo do caminho entre uma cidade e outra, quando ideias diversas se conectam e um orçamento público pode se tornar um lambe lambe ou um graffiti nos muros.

O projeto começou em junho de 2011, quando a Transparência Hacker o lançou no Catarse, uma plataforma de financiamento coletivo. Em dois meses, 500 pessoas doaram 60 mil reais para a compra do ônibus, que começou a rodar pra valer em 2012. Desde então, 8 invasões hacker foram realizadas por mais de 100 pessoas de redes e áreas diversas para um público que chega a 3 mil pessoas.

escrito por

O autor não acrescentou qualquer informação a seu perfil ainda.

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um Comentário

Pryzant Deisgn

Slider by webdesign