uPlanet, música, inovação e troca de ideias em prol do Planeta

Coquetel Molotov e o Festival Uplanet, juntos pela primeira vez, acontecerão numa grande área verde, na capital pernambucana, em 21 de outubro

Com uma pauta recheada de temas atuais como: sustentabilidade para a vida, gênero e a falência do modelo político atual, a 2ª edição do Festival uPlanet, que faz parte de uma rede de conexão para a sustentabilidade e a nova economia, se une ao No Ar Coquetel Molotov, um dos maiores festivais de música do Brasil, para fomentar troca de ideias, conhecimento, engajamento social e transformação.

O evento, que será realizado no dia 21 de outubro, no Caxangá Golf Club, no Recife, terá um espaço totalmente com o olhar destinado para a sustentabilidade. No local, haverá aulas de yoga, meditação e, claro, debates sobre gênero, novos modelos e formas de se fazer política e inovação disruptive para a mudança social.

De acordo com a curadora da Plataforma uPlanet, Luciana Nunes, a ideia é aproveitar o potencial de conexão e repercussão do Coquetel Molotov para debater política, inovação e sustentabilidade numa atmosfera extremametne cultural e inspiradora. “Precisamos somar forças para influenciar a sociedade e renovar as esperanças. Vamos inspirar e aprender uns com os outros, pois o desafio que temos não será superado com respostas isoladas. A população precisa cada vez mais abraçar a política. Vamos discutir a multiconexão de movimentos inovadores como ferramentas disruptivas para conseguirmos fazer a revolução no sistema político, potencializando a democracia e criando novos canais de interação direta na gestão pública”.

Ela ainda explica que a escolha dos temas passa por um incômodo generalizado diante de tantas crises de referências, da falta de diálogo e de tolerância e do colapso de velhos modelos, além da carência de ideias agregadoras e lideranças. “Em um Brasil onde cresce cada vez mais o sentimento de descrença com relação às instituições, em vez de evitar o tema, nós vamos percorrer o caminho oposto. Ao invés de dizermos: isso não me representa, vamos levantar a bandeira do #issomerepresenta. Precisamos quebrar o monopólio na política e reaproximar o tema da sociedade”, acrescenta ela.

Já estão com a participação confirmada nos debates do espaço Uplanet, Rafael Poço, fundador do Update Politics, uma organização sem fins lucrativos que busca potencializar a inovação política na América Latina. Além dele, o empresário Fernando Holanda, um dos grandes nomes da sustentabilidade de Pernambuco, e o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco que lançará, na ocasião a Plataforma “Fazemos”, Sérgio Xavier, além do empresário, inovador e político de São Paulo, Ricardo Young.

Estrutura e ações

Toda a estrutura e mobiliário do Festival uPlanet foi criada a partir de conceitos sustentáveis com baixíssimo impacto ambiental. Além dos debates e palestras, o espaço vai oferecer aulas de yoga e meditação com o professor Fernando Sánchez Lynn, da Iyengar Yoga, campanha de doação de livros, distribuição e plantio de mudas de espécies da Mata Atlântica, exposição de tecnologias ligadas à economia de baixo carbono, campanha de educação ambiental com foco no uso consciente da água, resíduos e energia. No espaço uPlanet também haverá veículos elétricos em exposição e praça de convivência com carregadores de celular solar.

Ainda sobre ações sustentáveis, neste ano, o festival ganhou o ‘Selo Evento Neutro’, que vai neutralizar as emissões de gases de efeito estufa emitidas durante a montagem e a realização do evento. A sua quantificação é vista, por exemplo, nos deslocamentos dos veículos de montagem, dos prestadores de serviço, dos músicos, do consumo de diesel em gerador de energia, entre outras formas.

O selo, então, vai contribuir da seguinte forma: para cada tonelada de CO2 gerado, um crédito de carbono será comprado e irão ajudar na conservação da Amazônia paraense com a Ecomapuá. Além disso, o próprio público também poderá neutralizar as emissões do seu deslocamento através da Calculadora de Emissões disponibilizada no site do evento.

Atrações do festival

Entre as atrações confirmadas, Arnaldo Baptista (SP), Linn da Quebrada (SP), Kiko Dinucci (SP), Kalouv (PE), E a Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante (SP), Ricon Sapiência (SP), Alessandra Leão (PE), Luiza Lian (SP), NoPorn (SP), Attooxxa (BA), AfroBapho (BA), a banda americana DIIV, as espanholas do grupo Hinds e a festa Mamba Negra (SP). O Som na Rural ainda traz Lia de Itamaracá (PE) e Batalha da Escadaria (PE). Outros destaques do line up são os artistas patrocinados pelo Natura Musical: O Terno (show com metais) (SP), Giovani Cidreira (BA) e Curumin (SP).
(Envolverde)

O post uPlanet, música, inovação e troca de ideias em prol do Planeta apareceu primeiro em Envolverde – Revista Digital.

Veja a Fonte da matéria

escrito por

O autor não acrescentou qualquer informação a seu perfil ainda.
Related Posts

Os comentários estão fechados.

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!
©
Pryzant Deisgn