Tetra Pak fará parte da programação do Green Nation com projeto brasileiro

A Tetra Pak fará parte da programação do Green Nation, em Brasília. O evento, que acontece de 17 a 23 de março, na Vila Cidadã, está dentro da programação do 8° Fórum Mundial da Água. A companhia levará ao público informações sobre suas ações para a preservação ambiental.

“A água é um bem essencial ao ser humano e fator-chave para o desenvolvimento econômico. A preservação ambiental e a sustentabilidade estão no centro dos negócios da Tetra Pak e nossa presença nesse espaço confirma nosso propósito de trocar experiências com outros agentes importantes da sociedade”, afirma Valéria Michel, Diretora de Meio Ambiente da Tetra Pak.

Entre as ações desenvolvidas pela Tetra Pak, Valéria cita o Projeto Nascentes, iniciativa que busca a recuperação de mananciais e destaca-se, principalmente, pela gestão participativa dos recursos hídricos. A iniciativa, desenvolvida em parceria com proprietários de pequenas comunidades rurais, acontece nas nascentes da microbacia hidrográfica do bairro do Pico, localizado no município de Vargem, cidade a 100 quilômetros de Campinas, próximo à divisa com Minas Gerais. Trata-se de uma localidade importante no fornecimento de água para a região metropolitana de Campinas, incluindo os rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí, além do Sistema Cantareira.

Desde a implantação do projeto, dez nascentes, em mais de 45 propriedades, foram restabelecidas e preservadas. Com as melhorias, já é possível captar aproximadamente 60% da água de chuva precipitada na área, o equivalente 150 m³ – volume suficiente para compensar o consumo das fábricas da companhia.

As ações incluem também plantio de 16 mil mudas de árvores nativas para a reorganização e recuperação da mata ciliar do entorno; instalação de 30 kits biodigestores de tratamento de esgoto doméstico nas propriedades rurais para evitar a contaminação dos cursos d’água e lençol freático e implantação de 230 bacias de captação – pequenas barragens coletoras de chuva – que contribuem para a retenção de um maior volume de água no solo, de forma a permitir a recarga dos aquíferos da região. Também são realizadas palestras, reuniões de motivação e oficinas de capacitação para os produtores rurais e seus familiares. (#Envolverde)

O post Tetra Pak fará parte da programação do Green Nation com projeto brasileiro apareceu primeiro em Envolverde – Revista Digital.

Veja a Fonte da matéria

escrito por

O autor não acrescentou qualquer informação a seu perfil ainda.
Related Posts

Os comentários estão fechados.

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!
©
Pryzant Deisgn