Seminário em São Paulo trata sobre gestão de informações territoriais

No dia 17 de maio será realizado em São Paulo (SP), como parte da programação do MundoGEO#Connect, um seminário no qual serão divulgadas as normas que estão sendo criadas para o manual operacional do Sinter, relativamente a levantamentos cadastrais de imóveis urbanos. Será um oportunidade única de debate e esclarecimento do tema junto a comunidade interessada.

O Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter) traz um novo paradigma de gestão pública e nasce com uma concepção multifinalitária, integrando dados cadastrais, notariais, registrais, fiscais, econômicos e geoespaciais de imóveis urbanos e rurais e áreas públicas de todo o país, objetivando formar um mapa parcelário contínuo do território nacional, com todos os imóveis perfeitamente geolocalizados e as informações de seu valor fiscal e de mercado, seus proprietários, possuidores e credores, bem como os ônus e restrições que recaem sobre eles.

Hoje, o esforço conjunto entre os diversos entes do Poder Público está limitado por uma visão estanque dos processos de trabalho dentro dos órgãos públicos. Porém o Sinter supera essa limitação, ao promover uma visão estruturante e a coordenação de esforços em um sistema de processos interoperados que ultrapassam as fronteiras de informação de cada órgão ou instituição pública, viabilizando a gestão e a visão conjunta em camadas espaciais, gerenciadas com autonomia e independência pelos diversos entes públicos em uma base centralizada.

Como um integrador de dados, o Sinter tem potencial para ser utilizado pelo governo federal não apenas na área tributária, mas também em áreas como planejamento, infraestrutura, patrimônio da União, desenvolvimento agrário, meio ambiente, habitação, mobilidade urbana, saneamento, regularização fundiária, saúde, segurança pública e defesa.

Para os usuários finais, o Sinter virá com um pacote de ferramentas avançadas para construção de camadas e consultas, literais ou geoespaciais, análises estatísticas, mineração de dados, grafos de relacionamento, além de ferramentas para visualização, medição de áreas, distâncias e manipulação de camadas espaciais. (#Envolverde)

O post Seminário em São Paulo trata sobre gestão de informações territoriais apareceu primeiro em Envolverde – Revista Digital.

Veja a Fonte da matéria

escrito por

O autor não acrescentou qualquer informação a seu perfil ainda.
Related Posts

Os comentários estão fechados.

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!
©
Pryzant Deisgn