COP 23 – Ativistas entregam ao governador do Pará disco de platina pelo hit ‘Não para de Desmatar’

por Alice Marcondes, enviada especial da Envolverde à COP23 – 

Protesto divertido pegou o governador Simão Jatene de surpresa. Jovens dizem que é uma forma de pedir mais firmeza no combate ao desmatamento

Um grupo de jovens da organização Engajamundo entregou hoje (14) ao governados do estado do Pará, Simão Jatene, um disco de platina por estar, nas palavras dos ativistas, “no topo das paradas desde 2006, com o hit ‘Não para de Desmatar’”.

O protesto bem-humorado foi uma forma que eles encontraram de ressaltar que, apesar de ter apresentado redução nos números do desmatamento no ano de 2016, o Pará é ainda o estado da Amazônia que mais derruba florestas no Brasil, de acordo com os dados do Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (PRODES).

Segundo Stella Bispo, integrante da organização a quem coube a entrega da ‘honraria’, o objetivo é que os estados fortifiquem o controle do desmatamento. “Vimos uma oportunidade maravilhosa de impactar de maneira divertida a agenda contra o desmatamento do Brasil. Acreditamos que nós, enquanto jovens, temos que ocupar esses espaços e exercer nossas demandas de forma criativa e política. Falar em proteção da Amazônia é falar do meu direito, do direito dos povos tradicionais e das futuras gerações de habitar um ambiente saudável e sem escassez dos recursos naturais”, diz.

A intervenção aconteceu ao final de uma das mesas de debate do evento Amazon Bonn, realizado em Bonn, na Alemanha, como parte da programação da Conferência do Clima da ONU (COP 23). Jatene havia participado como representante do Fórum de Governadores da Amazônia Legal de uma conversa com os ministros do Meio Ambiente do Brasil, José Sarney Filho, e da Noruega, Vidar Helgesen, o Cacique Raoni Kayapó, o diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), André Guimarães, dentre outros debatedores.

O governador atendeu aos jovens de forma solicita, sorriu sem graça com a brincadeira e guardou o quadro dentro do paletó antes de deixar o local do evento.

Os protestos irreverentes são uma marca da ONG, que em 2015, durante a COP 21,  já entregou à ex-ministra de Meio Ambiente, Isabella Teixeira, o Troféu cara de pau. (Envolverde)

O post COP 23 – Ativistas entregam ao governador do Pará disco de platina pelo hit ‘Não para de Desmatar’ apareceu primeiro em Envolverde – Revista Digital.

Veja a Fonte da matéria

escrito por

O autor não acrescentou qualquer informação a seu perfil ainda.
Related Posts

Os comentários estão fechados.

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!
©
Pryzant Deisgn