Arquivo Público de SP faz exposição com imagens do Rio Tietê

O Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), com apoio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e da Fundação Energia e Saneamento, realiza no próximo dia 14 de março o seminário “Expedição Tietê: registros de usos, ocupação e recuperação”, que marca a abertura de uma exposição com o mesmo nome. O seminário é aberto ao público e discute a gestão das águas com foco no Rio Tietê.

A exposição propõe uma expedição por documentos do acervo do Arquivo do Estado que registram as múltiplas formas com que a sociedade utilizou e utiliza os recursos naturais do Rio Tietê: do abastecimento de água para cidades à geração de energia por barragens e usinas hidrelétricas, às retificações do leito para permitir a ocupação e facilitar a navegação, passando pela mineração, o lazer, esportes e preservação.

Painéis verticais, vitrines e TVs exibindo documentos textuais, fotos, mapas e livros do acervo sob guarda do Arquivo Público e do Museu da Energia representam as diversas formas de utilização do mais extenso rio que corta o estado de São Paulo. Todos esses usos são regulados, norteados ou executados por órgãos e entidades do governo estadual. A documentação de grande parte dessas atividades, desde 1893, é mantida pelo APESP: são relatórios, ofícios, processos, mapas, fotos e publicações que formam um conjunto representativo de como o Estado vem gerindo as águas do Tietê.

A exposição fica em cartaz no saguão de entrada do Arquivo Público do Estado de São Paulo até o dia 23 de março. A visitação é gratuita e está aberta ao público de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h. (#Envolverde)

O post Arquivo Público de SP faz exposição com imagens do Rio Tietê apareceu primeiro em Envolverde – Revista Digital.

Veja a Fonte da matéria

escrito por

O autor não acrescentou qualquer informação a seu perfil ainda.
Related Posts

Os comentários estão fechados.

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!
©
Pryzant Deisgn