Equipe

O Núcleo de Implantação da TV Meio Ambiente é formado pelos seguintes profissionais:

Ricardo Carvalho
Criador e diretor geral da TV Meio Ambiente, o jornalista Ricardo Carvalho foi editor-chefe do Globo Repórter, diretor de jornalismo da TV Cultura, repórter de Direitos Humanos na Folha de S. Paulo e é o primeiro comentarista da TV brasileira a ter uma coluna fixa sobre sustentabilidade em um telejornal diário (Jornal da Gazeta, em São Paulo). Fundador da produtora Argumento, realizou centenas de vídeos e documentários sobre o tema e se impôs um desafio: encontrar os melhores caminhos para a relação sustentabilidade & comunicação. Membro da Comissão de Educação e Comunicação da IUCN, com sede na Suíça, é conselheiro do Instituto Akatu.

José Mauricio de Oliveira
Diretor de redação da TV Meio Ambiente, José Maurício de Oliveira é jornalista, diretor e roteirista de documentários e programas para T V. Na Folha de S.Paulo, nos anos 70, foi repórter especial e editor nas áreas de Ciência, Tecnologia e Educação. O primeiro documentário que produziu para TV foi “O berçário do Atlântico”, sobre o complexo estuarino-lagunar de Iguape, Cananéia e Paranaguá, exibido em 1988 pela TV Cultura-SP. A partir daí, dirigiu e roteirizou dezenas de documentários e séries para a TV sobre o tema. O mais recente foi “Sustentabilidade: novos modos de viver”, produzido em 2011 pela produtora Fotossíntese.

Daniel Mendes
Diretor da TV Meio Ambiente em Brasília, o jornalista Daniel Mendes tem uma larga experiência no assunto. Trabalhou na implantação do departamento de comunicação no Ministério do Meio Ambiente, na Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal e é roteirista de vídeos e documentários sobre o tema.

Darlene Menconi
Âncora da TV Meio Ambiente, Darlene Menconi iniciou sua carreira como repórter de energia na Gazeta Mercantil e já trabalhou na Folha de S.Paulo, Exame, Veja e Isto É, onde implantou a editoria de meio ambiente. Apresentou duas séries sobre sustentabilidade na TV Ideal, da Editora Abril.

Naná Prado
Editora e redatora na TV Meio Ambiente, jornalista e gestora ambiental, Naná Prado foi coordenadora de Comunicação e Conteúdo do Instituto Akatu e editora-chefe do Portal Mercado Ético. Escreve e edita textos para jornais, revistas, sites e relatórios de sustentabilidade.

Márcia Santa Cruz
Há 11 anos produzindo vídeos e séries sobre sustentabilidade e meio ambiente, Márcia Santa Cruz, diretora da produtora Fotossíntese, é a coordenadora de produção da TV Meio Ambiente e responsável pela pauta, produção e organização dos debates e das entrevistas especiais.

Raquel Siqueira
Formada em Rádio e TV, com mestrado em comunicação de riscos. Fez alguns trabalhos em vídeo na área de comunicação ambiental, foi coordenadora de comunicação no Projeto Diálogo para a Sustentabilidade e Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável – Petrobras, Universidade Católica de Santos e Colegiado de Entidades Ambientalistas Real Norte. Produziu o workshop sobre Negociação de Conflitos Ambientais, com Prof. Dr. David Fairman e equipe do M.I.T. (Massachusstes Institute of Technology) – Consensus Building Institute MIT / Haward Law School / Unisantos. Escreveu artigos sobre comunicação de riscos para a Revista Pesquisa em Debate, da Universidade São Marcos e é co-autora do capítulo APELL: a preparação da comunidade para emergências ambientais do livro Gestão de Riscos e desastres Ambientais – Instituto de Geociências e Ciências Exatas – UNESP – campus Rio Claro.

Gabriel Fonseca
Nosso primeiro correspondente no exterior (Austrália e Oceania), o jornalista Gabriel Fonseca é freelancer na Austrália. No Brasil, trabalhou na Globo News e foi coordenador de produção do Globo Ecologia. Na Austrália produziu um programa do Globo Universidade especial sobre pesquisadores brasileiros.

Alexandre Dumbra
Diretor de fotografia

Pedro Luiz Negri
Editor de imagens e sonorizador de videos institucionais, programas para tv, videos de
treinamento e comerciais.

Beto Zabrockis
Formado em publicidade, é roteirista, editor de imagens e diretor de videos institucionais, campanhas políticas, programas de TV e series para internet.

Luis Henrique da Silva (Lula)
produtor

 

Pryzant Deisgn

Slider by webdesign