Boa notícia também é notícia

Para saber o que anda acontecendo no mundo sobre meio ambiente e sustentabilidade, eu consulto, diariamente, mais de 30 fontes diferentes de notícias, em três idiomas: português, espanhol e inglês e, a cada dia, fico espantado com o volume de informações que circula pelo Planeta e que nem sempre chega até nós.

Um dos jornais mais influentes do mundo, O new York times, por exemplo, divulga hoje na seção energia e meio ambiente, o desejo da Rússia e da Itália em construir um gasoduto para transportar gás natural para o sul da Europa, um investimento de 20 bilhões de dólares.

Ao mesmo tempo, o jornal El Pais, da Espanha, divulga uma experiência inédita de dois cientistas radicados nos Estados Unidos que transformam roupas de algodão em nova fonte sustentável de energia.

Enquanto isso, o PNUMA – programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – divulgou, em Nairóbi, na África, o nome dos jovens que ganharam um concurso internacional sobre arte e meio ambiente. Mais de 630 mil jovens do mundo inteiro participaram da competição e a primeira colocada foi uma americana de 13 anos. O brasileiro Waldir Tokuda ganhou o prêmio regional para América Latina e Caribe. Você soube disto?

Já a ONG Greenpeace divulgou, na Holanda, que foi ameaçada por uma poderosa empresa de petróleo inglesa que tem atuado no ártico, onde o Greenpeace tem uma forte presença.

Em Londres, a BBC informa que cientistas anunciaram a fabricação de um robô aéreo, que parece um mini disco voador, para, ao sobrevoar regiões atingidas por catástrofes, se possa ter uma verdadeira dimensão do ocorrido.
Na Suíça, a IUCN – União Internacional pela conservação da natureza – lança livro que demonstra que a biodiversidade selvagem pode ser um componente vital para a conservação ambiental.

Eu citei aqui apenas 6 fontes de informações de diferentes lugares do mundo com notícias que estão todas conectadas por conta da sustentabilidade. São notícias que destoam um pouco do que a gente está acostumado a ler nos jornais ou ver na televisão. São informações importantes que levam à construção de uma nova realidade, que levam, muitas vezes, a mudança de atitudes e a uma reflexão sobre o presente e o futuro.

Nunca, como agora, depois da rio+20, cresceram tanto em quantidade e qualidade estas fontes de notícias, o que significa que mais e mais coisas estão acontecendo nesta área. E a tendência é que este tipo de informação diferenciada se expanda ainda mais e pule, de uma vez por todas, para as páginas dos jornais e telas da TV, porque vai chegar a hora que as pessoas estarão obviamente interessadas em conhecer o que está sendo feito pelo mundo afora que vai melhorar a qualidade de vida de todos nós. Eu defendo, sem pestanejar, a idéia que boa notícia também é notícia.

Se você quiser acessar estas fontes de notícias diferentes, mande um email para sustentabilidade@tvgazeta.com.br que eu vou ter um grande prazer em responder. Boa noite

escrito por

O autor não acrescentou qualquer informação a seu perfil ainda.

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um Comentário

Pryzant Deisgn

Slider by webdesign